O cardeal-do-banhado possui aproximadamente 23cm. Bico extremamente pontiagudo, asas largas e cauda comprida. Negro, cabeça, peito e calças escarlates. O indivíduo jovem apresenta cor de fuligem uniforme. Manifestações Sonoras: Voz: “tjac”, “tjat-tjat”. O pio forte “uiit”.
Habita pântanos com água profunda, tabuais e juncais, beira de canais e rios com densa vegetação paludícola. Voa com certa dificuldade.
Distribui-se da Argentina à Bolívia, Paraguai e Uruguai. No Brasil, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, atá Mato Grosso e Gurupi.
O mocho-dos-banhados é uma coruja com cerca de 37 cm, aspecto delgado e partes inferiores finamente estriadas, possuindo asas longas e “orelhas” curtas e inconspícuas (Meyer-de-Schauensee, 1970; Sick, 1997), tarso e dedos recoberto por penas.
Medidas:
Comprimento: 34 - 42cm Peso: 206-396g (machos) e 260-475g (fêmeas) Asa: 281-335mm
Habita campos abertos e banhados onde pode ser vista caçando durante o dia, pousando sobre o solo ou peneirando.
Ativa tanto à noite quanto de dia, com pico de atividade ao anoitecer. Normalmente menos ativa nos períodos de meio do dia e meio da noite (Konig, “Owls of the World”).
Subespécie com ocorrência no Brasil: A.f, suinda.
Migratória, veio da América do Norte, atravessando os Andes até a Terra do Fogo. Vive em amplos banhados e caça durante o dia. No Brasil, ocorre de Goiás e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. É comum nas regiões setentrionais da Europa e da Ásia.
Em áreas tropicais, o mocho é residente, não apresentando características migratórias significativas.
O tico-tico-do-banhado possui aproximadamente 14cm, tem a cauda comprida, larga, graduada e flexível, que toma metade do comprimento total; o bico pontudo lembra espécies do gênero Poospiza: loro e sobrancelhas brancos e às vezes, também, em torno do olho é branco; lados da cabeça e parte superiores cinzentos, dorso estriado de preto, bordas das penas das asas pardacentas; partes inferiores pardo amareladas claras, garganta esbranquiçada. Fêmea e imaturo mais pardacentos e estriados, cauda sem branco como no adulto.
Seus habitats naturais são: campos de gramíneas de clima temperado, campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais sazonalmente úmidos ou inundados e pântanos.
Presente nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. No Brasil, ocorre de Minas Gerais e Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.